domingo, 12 de setembro de 2010

Poemas conjuntos 2

Esse é um dos meus preferidos. Fizemos no Masp, quando achávamos que a cota daquela noite já tinha sido encerrada. Ele pegou o papel e o lápis despretenciosamente; a poesia se fez e se apresentou a ele, para que a transcrevesse. Pediu que eu completasse. Fiz apenas um parágrafo dessa. Encaixamos onde a poesia pediu que fosse encaixado. E taí, mais uma de Tony Rocha e Féfis Damásio:

Um raio atingiu dentro de mim
O estômago remoía
Tudo em mim moía
O medo, a culpa. Qual culpa?
Culpa de ter a si negado
Ou culpa de ter a si aprovado?
Culpas a si, logo este
Que sem o medo, a culpa, a dor
Não poderia viver

E então culpado
De seu próprio mal
Fabricado por si mesmo
Diz ao poder:
Desculpa

Várias desculpas, n motivos
A culpa pela anulação
Cedia lugar às desculpas de seu patrão
Mas que mal grado seria
Desfazer de quem lhe roubou o dia
Em troca de um velho pão

Não tenho culpa!
Não me culpe!
Não me ocupo!

Então e mim me descobri
E aos poucos senti
Que tudo vale por tudo
E nada não vale mais pra nada

Nenhum comentário:

Postar um comentário